A língua escrita necessita, na prática, de certos sinais auxiliares para indicar a exata pronúncia das palavras. Esses sinais acessórios da escrita chamam-se notações léxicas ou sinais diacríticos. Para o caso particular de acentuação gráfica, vamos conhecer melhor o acento.
h) hífen.
Usado, hoje, apenas para indicar o fenômeno da crase – fusão de “a” (preposição) + “a(s)” (artigo):
festa.
noite.
obras românticas.
Crase também é fusão do “a” (preposição) + o primeiro “a” dos demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo, aqueloutro.
rapaz.
moça.
.
Crase também é fusão de “a” (preposição) + “a” (pronome demonstrativo).
que estava doente.
que ganhei no aniversário passado.
– Na prática, existem apenas dois acentos gráficos: o agudo e o circunflexo. Outro detalhe: só existe acento gráfico em sílaba tônica (sobre a vogal), mas nem toda sílaba tônica merece acento gráfico.
II. Normas vigentes de acentuação gráfica
MONOSSÍLABO (definição) Monossílabo é palavra de uma só sílaba. Pode ser
átono ou tônico. a) Átono – É o monossílabo pronunciado tão fracamente na frase que a sua intensidade equivale à de uma sílaba átona. Por isso, não tem autonomia fonética e jamais leva acento gráfico.
Exemplos: de, um, uns, sob, em, sem, dum.
b) Tônico – É o monossílabo cuja intensidade se equipara à de uma sílaba tônica, pois é pronunciado fortemente. Nem todos são acentuados graficamente.
Exemplos: pá, pé, pó, pós, cós, dá-lo, pô-lo, só, sós, nó, nós, trem, bem.
PAROXÍTONAS ACENTUADAS Levam acento gráfico todos os vocábulos paroxítonos terminados em “um xirus não lei ditongo ps”.
Essa frase mnemônica (fácil de reter na memória) contém todas as terminações das palavras paroxítonas acentuadas: “um”, “x”, “i”, “r”, “us”, “n”, “ão”, “l”, “ei”, “ditongo oral” e “ps”.
Veja, a seguir, as explicações e os exemplos necessários para cada terminação.
a) um, uns – Vale para o singular e para o plural: álbum – álbuns; fórum – fóruns.
b) x – Veja que tórax faz o plural os tórax. Dúplex, tríplex, córtex, xérox, Félix (x = s), fênix (x = s).
c) i – Vale para o singular e para o plural: cáqui – cáquis; táxi – táxis.
d) r – Vale para o singular e para o plural, mas observe: palavras paroxítonas terminadas em “r”, no plural tornam-se proparoxítonas: éter – éteres; revólver – revólveres; hambúrguer – hambúrgueres. Caráter tem plural especial: caracteres.
e) us – Veja que o plural é feito com ajuda do artigo: vírus – os vírus; bônus – os bônus; vênus – as vênus.
f) n – Atenção! Se a palavra paroxítona terminada em “n” fizer o plural em “ens”, a forma plural não será acentuada: hífen – hifens; éden – edens; líquen – liquens; hímen – himens.
Se o plural for feito em “ons”, tanto o plural quanto o singular terão acento gráfico: íon – íons; próton – prótons; nêutron – nêutrons, cátion – cátions.
g) ão – A terminação “ão” vale para o masculino e o feminino, para o singular e o plural: órfão – órfãos; órfã – órfãs; ímã – ímãs; zân-gão – zângãos.
h) l – Vale para o singular e para o plural: réptil – répteis; fóssil – fósseis; jóquei – jóqueis. Veja ainda que répteis e fósseis terminam em ditongo decrescente oral.
i) ei – O encontro vocálico “ei” é ditongo decrescente oral: jóquei – jóqueis; fôreis, amáreis,
j) ditongo – As paroxítonas terminadas em ditongo oral, quer crescente quer decrescente, no singular ou no plural, são sempre acentuadas: água, infância, série, mágoa, nódoa, tábua, sério, rosário.
k) ps – Veja que o plural é feito com a ajuda do artigo: bíceps – os bíceps; tríceps – os tríceps; Quéops.
OXÍTONA (definição)Palavra cuja sílaba tônica é a última. Quanto à acentuação gráfica, vejam-se os verbetes seguintes.
OXÍTONAS ACENTUADASLevam acento gráfico todos os vocábulos oxítonos terminados em:
a) a, as – Sofá, sofás, cajá, cajás, ananás, amá-la, cortejá-la, beijá-la, apresentá-la, amá-la-ás, cortejá-la-ei, beijá-la-á, apresentá-la-emos;
b) e, es – você, vocês, candomblé, café, cafés, aloés, socorrê-la, prendê-lo, entendê-la, socorrê-la-ás, prendê-lo-emos, entendê-la-á;
c) o, os – avô, avós, carimbó, cipó, cipós, repô-lo, transpô-lo, propô-la, repô-la-ás, transpô-lo-emos, propô-lo-ei;
d) em, ens – armazém, armazéns, também, amém, além, detém, contém, retém, intervém, provém, detém-no, detém-lo, retém-no, retém-lo.
Proparoxítonas:Palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima. vejamos alguns exemplos:* lúcido;
* árvore;
* célebre;
* cúpido;
* diácono...Hiatos
IV. HiatosQuando a 2ª vogal tônica depois do HIATO for
i ou
u tônico, independente se está ou não seguidos de s, irá ser acentuado.
Vejamos um exemplo:caído, constituído, egoísta, sanduíche e etc.É importante lembrarmos que quando a palavra for seguida de la, lo, las los, a regra permanecerá, como por exemplo: subtraí-lo.III. DitongoTodos os ditongos abertos tônicos são acentuados, ou seja todos os ditongos terminados em ÉU, ÓI e ÉI, como por exemplo:
* réu;
* herói;
* papéis.I. Classificação dos vocábulos quanto ao acento tônico
Oxítonos: A sílaba tônica é sempre a última.
Paroxítona: A sílaba tônica é sempre a penúltima.
Proparoxítona: A sílaba tônica é sempre a antepenúltima.
Quanto aos
monossílabos átonos, podemos dizer que eles são desprovidos de uma acentuação própria
, já os
monossílabos tônicos, possui uma acentuação própria.
V. Acento grave
Acento grave (`) – Usado, hoje, apenas para indicar o fenômeno da crase – fusão de “a” (preposição) + “a(s)” (artigo):
Fui
à festa.
Chegamos
à noite.
Fizemos referência
às obras românticas.
Crase também é fusão do “a” (preposição) + o primeiro “a” dos demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo, aqueloutro.
Refiro-me
àquele rapaz.
Endereçamos a carta
àquela moça.
Prefiro isto
àquilo.
Crase também é fusão de “a” (preposição) + “a” (pronome demonstrativo).
Não me refiro a você e sim
à que estava doente.
Esta camisa é semelhante
à que ganhei no aniversário passado.
VII. Acento circunflexo
Acento circunflexo (^) – Indica que a vogal tônica possui timbre fechado:
âmago têxtil boêmia plêiade
azêmola anêmona Tâmisa brâmane
zênite êxodo êxul trânsfugaVI. Abreviaturas
Os acentos são conservados em todas as abreviaturas, como por exemplo, a palavra página, cujo sua abreviatura é pág.
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